Comercial
(51) 3662.6197

Alvaro Cairuga
(51) 9 9678.3723

Cirilo Cairuga
(51) 9 9731.1499

Barata


Presentes no mundo há mais de 400 milhões de anos e contam com mais de 4.000 espécies, porém menos de 1% são consideradas pragas urbanas. Seu tamanho pode variar de poucos milímetros até 10cm, possuindo, geralmente, hábitos noturnos. Podem ser encontradas nos mais diversos ambientes ao redor do mundo, exceto nas regiões polares. Elas são potenciais vetores de doenças como disenteria, gastroenterites e poliomielite.

O formato e tamanho variam conforme a espécie, mas em geral as fêmeas são maiores que os machos, tendo estes as asas mais desenvolvidas. As baratas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal. Uma curiosidade é que podem viver uma semana sem beber água, até um mês sem comer e também semanas sem a cabeça.

 

As baratas gostam de se esconder em rachaduras, frestas ou outras áreas protegidas que são quentes e úmidas durante o dia. Podem contrair e carregar bactérias prejudiciais a saúde (como a salmonela) pelas superfícies por onde andam.